Os preparos preliminares são intitulados como:
Branquear , Macerar, Marinar e Demolhar.
Branquear
é o processo que consiste em mergulhar o alimento em água fervente por alguns segundos ou minutos, dependendo da consistência dele, enxaguando-o e escorrendo-o em água gelada, evitando assim a perda de sua cor natural e precipitação de cozimento. Essa técnica ajuda a atenuar sabores excessivamente picantes e abrandar gostos fortes.
Macerar
Significa mergulhar uma fruta em bebida, geralmente alcoólica , ou em outras espécies de líquidos , com a finalidade de acrescentar a ela sabor suficiente. A fruta deve permanecer nesse estado por um dia ou alguns dias até alcançar o estado ideal de maceração.
Marinar
é o processo consistente em fazer o alimento (geralmente carnes vermelhas, peixes, aves, etc.) ficar de molho (ou marinada) em líquido ácido (água com limão, vinagre ou vinho, etc) iogurtes , tempero erva e outras especiarias. Essa técnica que visa dar maior suculência ao alimento e ressaltar o sabor antes do cozimento , em especial quando este acontece na grelha ou no forno. Algumas espécies de peixes ou crustáceos limitam-se a este processo e nem chegam a passar o cozimento.
Demolhar
é deixar leguminosas secas, como feijão, ou frutas, de molho em água por períodos de tempo variáveis que podem atingir até 24 horas . Esse procedimento faz com que o alimento readquira seu volume primitivo e se torne mais macio e saboroso. Quanto mais recente tiver sido a secagem ou a desidratação do vegetal tanto menor deverá ser o tempo a ficar de molho, sendo comum o cozimento da leguminosa ou da fruta na mesma água em que ficaram demolhadas.
E aí ? Gostaram?
Espero que sim!!
Um grande abraço,
Comentarios